segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Guia prático do eleitor: tire suas dúvidas

As vésperas das eleições, o MC preparou um “guia” pra você eleitor. Esse guia traz as principais informações que você precisa saber sobre a urna eletrônica, o título de eleitor e sobre os candidatos. Fique atento à qualquer tipo de irregularidade e tire suas dúvidas sobre as eleições.
Imagem: divulgação
Confira:

Urna Eletrônica:
Uma coisa importante a se saber no dia das eleições é a ordem de votação na urna; o painel inicial é para votar no VEREADOR de sua escolha, com 5 dígitos. Logo em seguida, a urna vai exibir o painel para escolher o PREFEITO, com apenas 2 dígitos. É muito importante que os eleitores levem uma “colinha” na hora de votar, para não esquecer o número do seu candidato.
É proibido fazer boca de urna no dia da eleição! Muitos cabos eleitorais tentam convencer os eleitores momentos antes da votação, influenciando na escolha dos candidatos. A Lei Eleitoral veta esse tipo de situação.
Outra coisa importante de esclarecer: voto branco e/ou nulo. O voto é anulado quando, no ato da votação, digitar e confirmar algum número que não esteja registrado à algum candidato. Para votar em branco, é só apertar o botão BRANCO na urna. Os votos nulos e brancos não interferem nos cálculos.
Sobre candidatos:
Pode ser que algum candidato tente comprar o seu voto; doando, oferecendo, prometendo ou entregando algo ao em troca. Isso é PROIBIDO, sob pena de multa e cassação do registro de candidatura. Fique atento.
É proibida a realização de showmício durante a campanha eleitoral. De acordo com a lei nº 11.300/06, a apresentação de artistas, antes ou depois do comício, com a intenção de atrair mais público é proibida.
Para denunciar algum candidato que apresente irregularidade nas campanhas, entre no site www.eleitoral.mpf.gov.br e procure por “como denunciar”.

O Titulo de Eleitor:
Para saber se o seu título está em dia, você pode fazer uma consulta no site do TSE (www.tse.jus.br) e procurar o campo “Situação Eleitoral”, basta seguir os procedimentos e conferir.
Caso você não tenha votado nas ultimas eleições e não tenha justificado sua ausência, nada pode impedir o seu voto no dia. Caso fique até três eleições sem votar e sem justificar, seu título será cancelado.
No dia das eleições, não é obrigatório levar o título de eleitor, para votar basta levar um documento oficial com foto (identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho) e apresentar ao mesário.

Pode ou não pode no dia da eleição?
Muitos têm dúvidas sobre o que se pode ou não pode fazer no dia das eleições. Vamos esclarecer:
Pode:
  •          Manifestação individual de preferência política do eleitor.
  •          Funcionamento do comércio, desde que todos possam votar.
  •          Divulgação de qualquer pesquisa feita em alguma data anterior as eleições.
Não pode:
  •          Porte de celular, máquinas fotográficas ou filmadoras na cabine de votação.
  •          Propaganda de partidos ou de candidatos.
  •       Aglomeração de pessoas com bandeiras, broches ou adesivos que caracterizem manifestação coletiva por algum candidato ou partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário