segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Conheça a história que deu origem ao Dia do Professor

Todos sabem que o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro, mas como realmente surgiu essa data comemorativa no Brasil? 
imagem: divulgação
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial, onde o Ensino Elementar no Brasil  foi criado. De acordo com o decreto, todas as cidades e vilarejos do Brasil deveriam ter suas escolas de “primeiras letras”.
O decreto tratava ainda de outras coisas como a descentralização do ensino, salário dos professores, disciplinas básicas e etc. A ideia era inovadora e totalmente revolucionária no país.
A comemoração ao dia do professor, porém, só veio a acontecer em 1947, 120 anos depois do decreto. Tudo começou em São Paulo, em uma escola localizada na rua Augusta conhecida como “Caetaninho”. O período letivo do semestre ia de 1º de junho até 15 de dezembro, devido ao extenso caminho até o fim do ano, quatro professores resolveram escolher um dia para se evitar a estafa e fazer análises do rumos para o resto do ano.
Foi um professor chamado Salomão Becker que deu a sugestão de fazerem o encontro no dia 15 de outubro, data em que na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa e faziam uma pequena confraternização.
A celebração cresceu e se tornou um sucesso, espalhou-se por toda a cidade e posteriormente pelo país, até que enfim, foi oficializada como um feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Outra realidade
A data é de festividades, talvez para os alunos de todo o Brasil que ganham mais uma folga durante o ano, mas, para os professores do nosso país comemorar virou algo distante da realidade. Atualmente os professores brasileiros vivem em uma constante luta em busca de valorização e reconhecimento. Vide as constantes greves em escolas públicas, como aconteceu em Mirassol no ano passado, e como acontece em outras cidades frequentemente.

O exemplo mais próximo que tivemos, foi a greve dos professores nas universidades federais de todo o Brasil, uma greve que durou mais de 100 dias e que o governo Dilma se recusava a negociar com os professores. Talvez esse dia não seja de comemoração, mas sim um momento de reflexão, um momento em que cada professor consiga ver em si, a importância social que representa para todos e também a importância de sua luta contra a precarização da educação pública no Brasil.
Professores de todo o Brasil, uni-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário