sábado, 20 de outubro de 2012

Atenção para o Horário de Verão!

Imagem: divulgação
A partir da 0h de deste domingo (21), começa o horário de verão nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O horário de verão surge como uma medida de economia de energia elétrica no país nos horários de pico, principalmente entre as 18h e 21h, aproveitando a iluminação solar e diminuindo o uso da iluminação artificial. 

Essa medida econômica do governo vigora até o dia 17 de fevereiro de 2013. A estimativa para esse ano, é que durante o horário de verão, a economia de energia durante os horários de pico chegue a 5,5%. O governo espera economizar 282 milhões de reais.
Desde 2008 o horário de verão tem data certa pra começar e para terminar. Começa sempre no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
O horário de verão existe no Brasil desde o dia 1º de Outubro de 1931. Mas foi em 1784 que o horário de verão deu as caras, idealizado pelo inventor americano Benjamin Franklin, na época não existia energia elétrica e sua proposta era de economizar a cera das velas. Na época não foi dada muita atenção a proposta do americano, mas hoje, a maioria dos países europeus e inclusive os EUA, Canadá e outros, adotam o horário de verão como medida de economia de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário