terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aquecimento Global - Cada vez mais real



Muito calor? Pois então, parece que a cada ano que passa os dias vão se tornando mais quentes, e os dias frios menos frequentes. Talvez isso seja uma consequência natural do nosso planeta, que passa por um processo de aquecimento global geral. Alterações climáticas que ocorrem no planeta e que afetam diretamente a sua vida. Como nesse exato momento!
Diversas pesquisas ao longo do último século confirmaram o aumento da temperatura média no mundo.  O século XX foi o mais quente dos últimos cinco e teve um aumento médio de 0,6°C. Parece pouco, mas é o suficiente para afetar profundamente a biodiversidade do planeta e desencadear desastres ambientais.
O aquecimento global é motivo de muita pesquisa envolvendo os motivos que o causam. Uma parcela muito pequena de cientistas atribui o fenômeno como um “processo natural” do planeta, onde estamos saindo de uma era glacial e partindo para a era “interglacial” e como consequência, o aumento da temperatura.
No entanto, a hipótese mais aceita e clara a respeito está relacionada às atividades dos seres humanos nos últimos dois séculos, coincidentemente logo após a revolução industrial. A queima de gases de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão, gás natural e etc, produz gases como dióxido de carbono (famoso CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Esses gases atuam significativamente pelo fato de reterem calor, proveniente das radiações solares e impedem o “resfriamento natural” do planeta devido as grandes quantidades emitidas em nossa atmosfera.
Outros processos que ajudam muito nas alterações climáticas são os constantes desmatamentos e a impermeabilização do solo.
Atualmente, os principais emissores de gases que contribuem para o efeito estufa são EUA, China, Rússia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Coreia do Sul, Índia; curiosamente os países mais industrializados do mundo estão nessa lista.
Os países buscam alternativas o tempo todo para minimizar o aquecimento global, provocado pela emissão de gases de efeito estufa, mas é difícil. Como exemplo temos o Protocolo de Kyoto, onde as nações envolvidas se comprometiam a reduzir a emissão de gases emitidos em um acordo feito em 1997, a grande maioria dos países não cumpriu o acordo no prazo. A competitividade, lógica de mercado e concorrência de quem produz mais são empecilhos para se cumprir “acordos” como esses.

2 comentários:

  1. Olhem só, é um tema muito complexo de se tratar. Haja visto que as concentrações de CO2 em diversos momentos já foi absurdamente maior que hoje, como na era Paleozoica ou o clima era muito mais quente no planeta todo durante a idade média. Acredita-se sim que nossas emissões de gases são prejudiciais, contudo atribuir o aquecimento global à elas é uma grande falácia. O processo é sim natural! Podemos no máximo agir como um minúsculo catalizador. Se o vulcão de yellowstone entrar em erupção por exemplo, as mudanças climáticas mundiais são absurdamente piores que as que causou os 300 anos de industrialização. Portanto não preocupem-se pelo aumento da temperatura, preocupem-se pela quantidade de lixo que produzimos e de energia que gastamos, pelos principios totalmente invertidos da sociedade judaico-cristã. Isso é o real problema...

    ResponderExcluir