terça-feira, 23 de outubro de 2012

Confira as dez profissões que mais causam depressão



Imagem - divulgação

A equipe do Mirassol Conectada fez uma pesquisa e descobriu que a revista americana Health Magazine fez uma lista com as profissões que mais provocam efeito depressivo em seus respectivos profisionais. Foram avaliados fatores como carga horária, nível de responsabilidade e outros pontos, para chegar a lista. Confira as dez mais: 
1º Enfermeira cuidadoras: Cerca de 11% desses profissionais são vítimas de depressão. Especialistas ligam esse fator aos exigentes cuidados a pessoas que se encontram em quadro delicado de saúde. Na maioria das vezes, incapazes de reconhecer ou agradecer pelo trabalho do profissional. O profissional se culpa também pela incapacidade de motivar positivamente essas pessoas doentes.

2º Garçom: Salários baixos, jornadas de trabalho extenuantes e lidar com pessoas mal humoradas, mal educadas e briguentas colocam esses profissionais entre os primeiros da lista. Cada ano, o índice de garçons com depressão aumenta, e um número crescente de mulheres aparece nos dados.

3º Assistentes Sociais: Um dos cargos que tem maiores chances de depressão, lidar com casos de violência infantil, abuso sexual, violação de direitos, pessoas em situação de rua e famílias a beira crises sem fim são apenas alguns dos fatores que podem levar o Assistente Social a desenvolver a doença. Atribuir ao trabalho sentimentos como dor, culpa e tristeza se torna uma pressão muito grande.

4º Profissinais da saúde: Todos os profissionais da saúde estão inclusos. Jornadas duplas de trabalho, salários baixos, atenção e responsabilidades imensas, vidas de outras pessoas em suas mãos, traumas, mortes são alguns fatores que desafiam a estabilidade emocional desses profissionais.

5º Artistas e escritores: Crises de inspiração, isolamento, fama, tornam a vida desse profissional totalmente instável em momentos bons e ruin. Foi constatado que houve um aumento de 9% entre esses profissionais que desenvolveram a depressão.

6º Professores: Levar trabalho pra casa, trabalhar em duas ou até três escolas diferentes, salários baixos, salas lotadas e cobranças tanto por parte da escola como por parte dos pais podem fazer o professor esquecer qual a razão que o levou a escolher a área.

7º Auxiliares administrativos: Entre eles, secretários e atendentes, sofrem do mesmo e principal problema; alta demanda e baixo comando. Normalmente mal remunerados, cobrança e ordens de todos os lados, tanto patrões como clientes, colocam esse profissional na lista, ainda mais pelo fato de terem de ser sempre educados em qualquer situação.

8º Técnicos em manutenção: encanadores, pintores e eletricistas se encaixam entre esses profissionais. São acionados apenas quando algo dá errado, fazem trabalho cansativo, ganham mal para poder enfrentar a concorrência e a necessidade de estarem disponíveis a qualquer horário também classificam essa profissão como uma das dez que mais causam depressão.

9º Contadores: Trabalhar com milhares ou até mesmo milhões de outras pessoas? Imagine o tamanho da responsabilidade. Cuidar de finanças que não são suas e não ter controle sobre o mercado podem fazer esses profissionais perderem dinheiro que não é seu, mesmo não tendo culpa, a responsabilidade ainda é dele e as cobranças virá de cada um de seus clientes.

10º Vendedores: Longas jornadas de trabalho, pressão para venderem cada vez mais, comissão baixa, clientes mal educados e condição de trabalho extremamente repetitiva tendem a deixar o vendedor com o emocional em xeque.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário