sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta-feira 13: dia Mundial do Rock

Você sabe por que o dia do Mundial do Rock é comemorado? Por que dia 13 de julho? A equipe do Mirassol Conectada preparou uma matéria especial para os roqueiros de carteirinha, e nada melhor do que comemorar o Rock n’ Roll em uma sexta-feira 13. Confira:
Aconteceu em 13 de julho de 1985, idealizado por Bob Geldof, o Live Aid foi marcado por um espetáculo, que reuniu artistas consagrados do pop music e do rock.
Live Aid - 1985
Mas o Live Aid não era só um festival que reunia grandes nomes, ele tinha um objetivo, acabar com a fome da Etiópia...

Imagem: divulgação
Os shows aconteceram simultaneamente na Inglaterra (Londres) e nos Estados Unidos (Filadelfia), reunindo grandes nomes como Elton John, Black Sabbat, Brian Adams, U2, The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, entre outros.
Tina Turner e Mick Jagger
O evento foi transmitido pela TV, alcançando uma audiência de cerca de 2 bilhões de telespectadores ao redor do mundo e arrecadando em média milhões de dólares, totalmente destinados ao povo africano.
Queen - Live Aid
O evento marcou ainda o reencontro dos três integrantes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença de Phil Collins na bateria.
Robert Plant e Jimmi Page - Led Zeppelin
Vinte anos mais tarde, em 2005, Bob Geldof organizou uma nova edição do festival, o Live 8, com o objetivo de pressionar os lideres do G8 a perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo. 
Live 8
O evento reuniu novamente os integrantes do Pink Floyd, que há 20 anos não tocavam juntos.
David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright - Pink Floyd no Live 8
E assim o dia 13 de julho ficou conhecido como Dia Mundial do Rock.
VIVA O ROCK N ROLL

2 comentários:

  1. Lourney de Faria Pires13 de julho de 2012 às 09:36

    Voces deveriam acrecentar que o 1º a chamar o Rock e jazz de RhyThm's 'n'Brues em Rock 'N' Rool. foi o disc joquei Sr. Alan Freed, como afirmou e disse o Sr. Johnny Otys os negros eletizaram de suas comunidadfes essa coisa poderosa emotiva majestosa, O Gospel o Jazz e o Blues, foram todos estes elementos combinados que ajudaram a formar o Rhythm's 'N' Blues qu7e + tarde com os brancos passou a se chamar Rock
    Roul. mutilamos a historia se não consideramos o Sr. A. Freed, quem cunhou a explessão Rock'N' Rool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lourney
      Existem muitas controvérsias e opiniões sobre o rock e sua origem, desde o blues de Pink Anderson, Floyd Council, Chuck Berry até outros músicos que tiveram uma importância infinitamente significativa na formação do gênero musical mais ouvido e mais bem sucedido do planeta. Alan Freed é um grande ícone, mas a proposta do MC foi listar os famosos do Rock contemporâneo que marcaram a presença no surgimento do dia Mundial do Rock, a partir do Live Aid, que ocorreu em 1985. Mas se o senhor se dispor a nos ajudar teremos o prazer em desenvolver um grande dossiê contanto a história do Rock desde seu inicio.

      Excluir