segunda-feira, 30 de julho de 2012

Marcha das Vadias toma conta das ruas de Rio Preto

Marcha das Vadias - Rio Preto
“A nossa luta é todo dia; sou mulher e não mercadoria”. Esse foi um dos gritos de guerra que tomou conta das ruas de Rio Preto ontem (28), durante a Marcha das Vadias. Com o objetivo de quebrar tabus e combater o machismo, a opressão e a violência contra as mulheres, cerca de 250 pessoas participaram do protesto, que começou na Praça Dom José Marcondes, percorreu a avenida Alberto Andaló, e encerrou em frente à Delegacia da Mulher.

Como já é tradição da Marcha, muitas mulheres literalmente mostraram o corpo durante o percurso, muitas usavam roupas curtas, outras, apenas sutiã e algumas não usavam nada na parte de cima, o que causou um choque nos moradores de Rio Preto, um choque proposital, já que a proposta era justamente essa: chamar a atenção à causa reivindicada pelo movimento, que surgiu no Canadá, depois das declarações de um policial que justificava o estupro sofrido por uma mulher devido às “roupas indecentes” que ela estava usando.
Durante a caminhada vários temas foram debatidos, como a legalização do aborto, o porquê da marcha ter surgido, o abuso, a violência sexual e a suspeita de exploração, cometida pelo vereador Oscarzinho Pimentel.  
Homens e mulheres se pintaram, ergueram cartazes, cantaram, pularam e causaram. Despertaram o interesse na população por onde passaram. “A marcha não termina em si, ela se estende nas discussões que provoca antes, durante e depois do ato”, explica Marcos Biagi, um dos organizadores da Marcha.
De acordo com os organizadores do evento, essa foi só a primeira Marcha das Vadias em Rio Preto, e a intenção é que ela se repita no próximo ano.
Para visualizar todas as fotos clique aqui.

Marcha das Vadias
Marcha das Vadias
Marcha das Vadias
Marcha das Vadias

Marcha das Vadias

Nenhum comentário:

Postar um comentário