terça-feira, 17 de julho de 2012

Estado Espanhol em alerta!

Imagem: divulgação

O Estado Espanhol vive momentos de tensão. O Anúncio do Primeiro Ministro Mariano Rajoy de um novo pacote de taxas e cortes não foi muito bem recebido pelos espanhóis e protestos se espalharam por Madri. Cerca de 50 mil manifestantes se juntaram em uma marcha até a Praça Puerta Del Sol e mostraram sua indignação contra o governo espanhol, que cede cada vez mais à pressão da União Europeia, que exige medidas de austeridade para que o país receba ajuda para pagar suas dívidas. A Espanha é um dos países mais afetados pela crise econômica mundial, a taxa de desemprego ultrapassa 24%.
As novas medidas preveem: corte de 30% no número de vereadores no país, reduzir verbas de partidos, sindicatos e ministérios, fechar empresas públicas, diminuir o seguro-desemprego em mais da metade, suspender o abono de Natal para funcionários públicos e aumentar impostos em até 21%. Depois da aprovação do governo, policiais e bombeiros também devem aderir aos protestos e à greve, assim como os profissionais da área da saúde e professores em defesa do ensino público.
O secretário-geral do CCOO, um dos principais sindicatos espanhóis, Fernández Toxo, afirma que uma nova greve geral no país será inevitável caso as medidas de austeridade prossigam. Em contra-partida o FMI diz que caso a Espanha não consiga solucionar seus problemas financeiros, a economia global inteira estará em risco.
Outros países como a Grécia, Itália e Irlanda também passam por momentos delicados em sua economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário