terça-feira, 17 de julho de 2012

Greve nas Federais segue para terceiro mês

Imagem: divulgação
A paralisação de professores das universidades e institutos federais completou dois meses hoje (17.07), registrando a maior adesão já registrada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), atingindo 57 das 59 unidades federais e 34 dos 38 institutos federais.

Os docentes estão em greve desde o dia 17 de maio, reivindicando por reestruturação do Plano de Carreira, promessa feita pelo governo em 2011 e recomposição de perdas salariais, antes do envio do orçamento 2013 ao Congresso Nacional, em 31 de agosto.
Além dos docentes, os servidores das instituições também aderiram a greve em 11 de junho. Alguns estudantes também paralisaram as atividades em apoio às duas categorias.
Os ministérios de Planejamento e da Educação se reuniram com diversas unidades sindicais na última sexta-feira (13), para tentar uma negociação. Após reunião, o Comando Nacional de Greve analisou a proposta do governo e na noite de domingo (15) o Andes enviou uma indicação aos sindicatos locais ligados à entidade para que rejeitem a proposta do governo e radicalizem as ações de greve.
Agora os professores realizarão até a próxima sexta-feira (20) assembleias para avaliarem a proposta e após isso uma nova reunião irá acontecer na segunda (23) com os ministérios para tentar a negociação.
De acordo com o Andes, a bandeira da reestruturação da carreira é antiga, mas a mobilização se tornou mais intensa depois da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário