quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ex-prefeito de Mirassol é condenado a 10 anos de prisão

Coelho foi condenado por desvio de dinheiro dos cofres públicos...
Imagem: arquivo divulgação
Edilson Garcia Coelho, ex-prefeito de Mirassol foi condenado a dez anos de prisão em regime fechado, ele foi acusado em ação proposta pelo Ministério Público pelo desvio de 2,8 milhões. A sentença foi dada pelo Juiz da 1ª Vara de Mirassol, Marcelo Haggi Andreotti, com base no decreto-lei 201/67.

Ele foi cassado em 2005 pela Câmara dos Vereadores, por desvio de 475 mil da verba do Fundef. O ex-prefeito foi acusado de ter desviado recursos públicos 147 vezes e por esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Mirassol. A quantia desviada nunca foi recuperada. 
Segundo Andreotti, o esquema contou com a participação de servidores públicos do município. Além de Coelho, o ex-tesoureiro Elieser Antonio Milani, a tesoureira Ana Márcia Campanholo Vendite e Andressa Cristina Garcia (filha de coelho), também foram condenados.
De acordo com a sentença, os depósitos bancários com verbas públicas eram efetuados na conta de Andressa, filha de Coelho, inclusive para a compra de propriedades rurais. Ela foi condenada a três anos de reclusão, em regime aberto.
Milani foi condenado a cinco anos de reclusão em regime semiaberto e a tesoureira Ana Márcia foi condenada a três anos e quatro meses em regime aberto, além da perda do cargo público.
Os acusados foram responsáveis por descontar vários cheques de contas do município na boca do caixa. Em defesa do processo, Coelho afirmou que os cheques eram sacados quando ele participava de viagens oficiais.
Os quatro podem entrar com recurso da decisão junto ao Tribunal da Justiça (TJ) de São Paulo, mas a justiça já expediu ordem de prisão contra Coelho.

2 comentários: