segunda-feira, 30 de julho de 2012

A violência contra a mulher pelo Brasil

Mais de 90 mil mulheres assassinadas no Brasil nos ultimos 30 anos. Até quando?
Imagem: Divulgação
Como os temas abordados pela Marcha das Vadias estão em alta, a equipe do Mirassol Conectada resolveu abordar alguns dados estatísticos sobre casos de violência contra a mulher no Brasil nos últimos anos. Os números chegam a impressionar e acaba nos levando a refletir mais sobre a real situação sofrida pelas mulheres.
Confira:

Homicídios:
Foram assassinadas no Brasil, mais de 90 mil mulheres entre 1980 e 2010. Quase metade (43,5 mil) aconteceu na ultima década, representando um aumento médio de 217% em relação aos anos anteriores. A taxa de assassinato de mulheres é de 4,5 homicídios em cada 100 mil mulheres, no Piaui a taxa é de 9,4 para cada 100 mil mulheres.
Entre os homens, só 14,7% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção eleva-se para 40%.

Dois terços das pessoas atendidas pelo SUS, em razão de violência doméstica ou sexual, são mulheres e em mais de 50% dos casos, foram registradas reincidências.

Pesquisa do instituto Sangari em Abril de 2012

Violência doméstica:
A cada 10 brasileiros, seis afirmam conhecer alguma mulher que já foi vitima de violência doméstica e os principais fatores que levam a violência são; Machismo (46% dos casos) e alcoolismo (31% dos casos).

Noventa e quatro porcento afirmam conhecer a Lei Maria da Penha, mas apenas 13% sabem seu conteúdo. A maioria das pessoas (60%) pensam que, ao ser denunciado, o agressor vai preso. 52% acham que juízes e policiais desqualificam o problema.

Dados da pesquisa realizada pelo instituto Avon/Ipsos entre 31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.

O homem e a violência:

Mais de 91% dos homens consideram que “bater em mulher é errado em qualquer situação” e 20% das mulheres consideram já ter sofrido algum tipo de violência por parte de um homem, conhecido ou desconhecido.

Nos casos de violência por parte do homem, o parceiro (namorado ou marido) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados. Cerca de seis em cada sete mulheres (84%) e homens (85%) já ouviram falar da Lei Maria da Penha e cerca de quatro em cada cinco (78% e 80% respectivamente) têm uma percepção positiva da mesma.

Pesquisa realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC.

A Lei Maria da Penha e o medo da denúncia:

Em 68% dos casos, o medo é a principal razão que leva a mulher a evitar a denúncia contra o agressor. Dois terços das brasileiras acham que a violência doméstica e familiar contra as mulheres aumentou, mas 60% acreditam que a proteção contra este tipo de agressão melhorou após a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Realizado em 2011, um levantamento indica que o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha cresceu nos últimos dois anos: 98% disseram já ter ouvido falar na lei, contra 83% em 2009.

Pesquisa realizada pela DataSenado em fevereiro de 2011.

Serviços de Atendimento à Mulher, disponíveis no país:

190 - Centros de Referência (atenção social, psicológica e orientação jurídica)
72 - Casas Abrigo
466 - Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
93 - Juizados Especializadas e Varas adaptadas
57 - Defensorias Especializadas
21 - Promotorias Especializadas
12 - Serviços de Responsabilização e Educação do Agressor
21 - Promotorias/Núcleos de Gênero no Ministério Público

Tudo isso em apenas 5.500 municípios no Brasil...

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres

A fonte de todos os dados é do site www.agenciapatriciagalvao.org.br

Os dados chegam a ser assustadores, principalmente quando a principal causa de mortes entre mulheres de 16 a 44 anos, é a violência. A violência não se enquadra apenas no aspecto físico, as agressões emocionais ou psicológicas também figuram como fator determinante nos casos de: crítica aos atributos físicos ou comportamentais da mulher, humilhação em público, acusação de infidelidade, insultar, difamar, ameaçar, intimidar, perseguir e ameaçar familiares ou amigos da vítima. Assim como humilhação sofrida no trabalho por parte de superiores ou até mesmo em casa por parte dos pais, casos assim são muito bem retratados no filme “Terra Fria” (Recomendadíssimo pelo Mirassol Conectada).

É muito importante que todas as mulheres que são vítimas de violência doméstica façam a denúncia nos órgãos responsáveis, mas entendemos também que existem dificuldades diante disso, em muitos casos a mulher é dependente do homem no aspecto financeiro e residencial e uma possível denúncia não só coloca a mulher em uma situação mais perigosa diante do parceiro, como também a coloca em risco de ter que sair de casa e não ter pra onde ir, ou muito menos como sustentar os filhos.

Não é possível analisar a situação como um todo, pois cada caso é único, uma história e uma situação diferente. E só um processo de intervenção do Estado pode garantir dias prósperos para todas as mulheres e se essa intervenção não vier ela deve partir da nossa própria sociedade.

Para fazer a denúncia, procure a polícia ou a delegacia de defesa da mulher, ou então ligue 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário