terça-feira, 5 de junho de 2012

O que voce acha das ruas de Torquetes em Mirassol?

A grande maioria dos votos (76%) pedem que os trechos sejam asfaltados

Resultado final da enquete. Clique na imagem para ampliar.


A equipe do Mirassol Conectada realizou uma enquete para saber a opinião dos moradores sobre as ruas de torquetes (paralelepípedos), localizadas no centro da cidade. Ao todo 81 pessoas votaram, 18 moradores (22%) consideram essas vias um patrimônio publico, por isso acham que as ruas devem continuar como estão e receber manutenção. A maioria dos moradores, 62 (76%) acham que todos os trechos devem ser asfaltados.

 O MC entrou em contato com a Prefeitura de Mirassol para esclarecer algumas dúvidas sobre esses trechos e de acordo com o Departamento de Obras, esses trechos não podem ser asfaltados, porque existe
uma legislação que diz que toda via com paralelepípedos só pode ser recapeada com asfalto convencional se os paralelepípedos forem locados para outra via.


“Esses paralelepípedos só podem ser arrancados das vias se for destinado pra outro local. A Prefeitura não pode retira-los e simplesmente jogar fora. Também existe a questão do valor, para arrancar esses paralelepípedos e asfaltar os trechos o custo fica altíssimo”, esclarece Luciana Nanya, Chefe da divisão Técnica do Departamento de Obras.

Entramos em contato com o mirassolense  Vinicius Pires, que deu sua opinião sobre o assunto. 
Confira:

- Você conhece um pouco da história das ruas de Torquete? Conte-nos o que você sabe.

Da história propriamente dita não sei muito. Sei que havia uma usina de torquete e que foi o primeiro calçamento do centro.

 - Na sua opinião, por que essas ruas ficam desniveladas frequentemente?

Eu acho que um dos fatores é a falta de manutenção dessas ruas. De tempos em tempos, o ideal seria retirar os torquetes, nivelar e recolocar, fazendo a ligação entre eles com piche. Mas o sistema de água e esgoto que está por baixo dessas ruas, totalmente condenado, também ondula e desnivela os torquetes, pois os constantes vazamentos "sugam" a terra e fazem com que os paralelepípedos se afundem.

- Segundo a pesquisa, a grande maioria votou em asfaltar todas as ruas. No seu ponto de vista, essa medida poderia dar certo?

Eu sou contra, não pelo lado histórico, mas pelo lado lógico. Esse calçamento, se bem mantido, dura mais tempo que asfalto, basta ver quantos anos estão no local. Sem contar que para a manutenção da rede de água só basta retira-los, o que evita buracos.

- Você prefere as vias de asfalto ou de Torquetes? Por quê?

As de asfalto talvez sejam até melhores, embora durem menos, mas acredito que têm outras regiões da cidade precisando de asfalto, se o centro tem esse calçamento basta mantê-lo, que o façam.

- Na sua opinião, o que poderia ser feito para resolver o problema dos desníveis das ruas de Torquetes definitivamente?

O grande problema dessas ruas é a rede de água e esgoto que tem mais de 70 anos e nunca foi trocada. É constituída de canos de ferro e manilhas de barro, tudo comprometido. Não adianta arrumar nada no centro, nem mesmo asfaltar, pois se a rede de esgoto continuar a mesma os problemas vão continuar. O que pode ser feito, na minha opinião, é a retirada dos torquetes, o nivelamento da terra embaixo e reposicionamento dos mesmos, colocando piche nas frestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário