segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nota oficial da Prefeitura sobre caso de H1N1

imagem: google


O Mirassol Conectada divulga na íntegra a nota oficial da Prefeitura de Mirassol sobre o caso da gripe H1N1 que fez uma vítima em Mirassol esse fim de semana. Estamos reproduzindo a nota oficial na íntegra por entender que a mesma é muito auto-explicativa e tambem didática, quando se refere aos métodos de prevenção e cuidado com o contágio da gripe.


NOTA:

A Prefeitura de Mirassol, por meio do Departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa os casos de Influenza A (H1N1) - a gripe suína - registrados no Município: oito (8) casos positivos, oito (8) negativos, três (3) aguardando resultado e dois óbitos, send
o que um (1) já foi confirmado e o outro ainda está em análise. O caso de óbito já confirmado diz respeito a um homem, de 44 anos, que estava internado no hospital Padre Albino, em Catanduva, desde sexta-feira. O paciente veio a óbito hoje e o corpo está sendo velado no Velório Municipal de Mirassol. Essa é a primeira morte por H1N1 registrada em Mirassol.



O Departamento de Saúde orienta a população para que:



Lave as mãos constantemente, com água e sabão: segundo a infectologista, a mão deve ser lavada quantas vezes forem necessárias, sempre que chegar ou sair de algum ambiente ou após contato com outras pessoas.

Nunca divida utensílios: pratos, copos e talheres não devem ser compartilhados, mesmo com o marido ou o filho. Abuse do copinho descartável.

Evite aglomerações e viagens. Deixe os ambientes sempre arejados: não é recomendado ficar em lugares com grande acúmulo de pessoas. Mesmo no inverno, o ideal é deixar o ambiente arejado, principalmente os dormitórios. Cubra boca e nariz ao espirrar ou tossir. Evite colocar as mãos nos olhos e boca: levar as mãos ao rosto é a forma mais simples de contágio. Quando espirrar, use um lenço de papel, que você pode jogar fora depois.



Campanha contra a gripe em Mirassol



A Vigilância Epidemiológica informa que a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) - a gripe suína, continua nos postos de saúde de Mirassol. A vacina será aplicada gratuitamente em profissionais da rede municipal de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a até 2 anos de idade, idosos e pacientes crônicos. 

Segundo dados da Vigilância, já receberam a vacina na cidade 352 profissionais da rede municipal de saúde (meta é imunizar 935), 222 gestantes (meta é imunizar 500), 420 crianças de 6 meses a até 2 anos de idade (meta é imunizar mil crianças) e 3.260 idosos (meta é imunizar 7.309). No total, 4.254 pessoas receberam a vacina, o que representa 43 por cento da meta.

4 comentários:

  1. Como é caracterizado um "doente crônico"?

    ResponderExcluir
  2. Talvez, portadores de doenças sem cura, como por exemplo, a diabetes.

    ResponderExcluir
  3. E no caso quem trabalha em lugares que contém aglomeração Ex: Shopping tbem pode tomar a vacina contra a H1N1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estado reconhece que grupos de riscos são apenas trabalhadores da area da saúde, por estarem diretamente expostos a contaminações, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e idosos. O MC apurou que o Estado enviou uma quantidade de vacinas para o municipio, que é igual a quantidade de pessoas que se encaixam nesse perfil. Todos os lugares estão expostos, Shoppins, crianças na escola, trabalhadores da industria (muitas vezes compartilham mesmo bebedor de agua) e etc, nesses casos, o mais correto, seria reivindicar da empresa onde se trabalha que ela forneça a vacina a seus funcionários e nas escolas, exigir que o poder público tome alguma providência.

      Excluir