quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aquecimento global irreversível?

Temperatura média do planeta pode subir 6ºC até o fim do século

Imagem: divulgação net

Pesquisadores e cientistas da Universidade Nacional Australiana divulgaram recentemente que o aquecimento global está muito próximo de se tornar um processo irreversível. Em 2100 (fim do século) estima-se que a temperatura média mundial possa subir até 6ºC, tudo isso, reflete o fracasso na tentativa de conter a emissão de gases poluentes por parte dos maiores países industrializados. Os EUA e Canadá são países que se posicionaram desfavoráveis a cumprir acordos de redução na emissão de CO2.

Os principais efeitos do aquecimento global
seria o derretimento das camadas de gelo no polo norte e sul e também uma perda estimável de florestas como a Amazônia.

A década atual é fundamental na tentativa de buscar esforços para que seja contido o efeito estufa, talvez seja por isso que nunca tenha se falado tanto em sustentabilidade como nos últimos anos. A situação é crítica e pode significar danos irreparáveis para o planeta e consequentemente para toda a raça humana.

Consequências do aquecimento global:

- Todo ano mais de 2 mil quilômetros quadrados se transformam em deserto por causa da falta de chuvas.

- Quase metade das arvores da Amazônia podem desaparecer até o final do século caso a temperatura suba até 3ºC.

- 1 trilhão de toneladas, essa é a quantidade que o CO2 pode estar ocupando nesse momento a nossa atmosfera.

- A geleira Gangotri perdeu algo próximo de 7,5% do seu comprimento nos últimos 150 anos e a perda vêm se acelerando cada vez mais

- Apenas no hemisfério norte o clima pode esfriar mais enquanto em todo o resto do mundo a temperatura subirá e secas a chuvas serão cada vez mais descontroladas.
 
Você acha que discutir sobre isso não é problema seu? Não importa se você mora em Mirassol ou em Chicago, você é HUMANO e depende das condições ambientais e naturais do mundo que VOCÊ também faz parte e provavelmente vai começar a sentir na pele (literalmente na pele) tudo o que está sendo previsto para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário