segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Viajando para o passado: conheça a história da Estação Ferroviária de Mirassol

Imagem "Malha ferroviária de Mirassol" (divulgação)

Você conhece a história sobre a malha ferroviária de Mirassol? A equipe do Mirassol Conectada buscou informações e apresenta pra você, mirassolense, um pouco mais sobre a história de nossa cidade. Confira:
Em 1896 foi fundada a Estrada de Ferro da Araraquara (EFA) e foi o primeiro trecho aberto ao tráfego, no ano de 1898. A linha ferroviária chegou em Rio Preto em 1912 mas somente em 1933, depois de ser estatizada em 1919, a linha teve seu prolongamento até Mirassol, na época com 22 anos de existência. A partir de 1941 o avanço foi mais rápido e chegou até a cidade de Bálsamo, e em 1952 chegou até o seu ponto final, à beira do rio Paraná.

Sobre a estação de Mirassol:
Com o prolongamento da linha até Mirassol em 1933, inaugurada em 4 de março do mesmo ano, o representante do governador de São Paulo, Luiz Silveira, colocou a pedra fundamental da futura estação, sob aplausos dos convidados presentes. Em 1934 o armazém já estava em construção, porém não existem fontes oficiais que confirmam a data de conclusão do pavimento. 
A estação fundada em 1933 não é a mesma de hoje. Com os vários processos de alargamento da bitola da EFA, o prédio pode ter passado por várias modificações. Basta ver as fotos mais antigas e comparar com o prédio recente.
A estação está abandonada há mais de dez anos e em parte dela funcionava uma floricultura. O antigo armazém da EFA servia de depósito de materiais recicláveis, mas na noite do dia 18 de julho de 2010, o barracão pegou fogo e foi totalmente destruído, ficando somente com algumas paredes em pé. Os bombeiros tiveram trabalho para controlar o fogo e a policia civil investigava sobre a possível origem do fogo.

2 comentários:

  1. Fui à Mirassol para rever o local de minha infância, a Estação Ferroviária. Ela faz parte de minha vida.Meu pai foi o chefe da estação no período de 1952 a 1956, quando se aposentou e transferiu-se para Araraquara.Confesso que levei um susto com misto de tristeza pelo seu abandono. E fiquei pensando: será que não tem um homem público com a ideia em transformar o prédio em um espaço cultural, museu ou outro espaço de utilidade para a população Mirassolense? Confesso que voltei para a minha cidade (depois de residir em Rio Preto, hoje moro em Penápolis)muito abatido por ver um patrimônio histórico estar entregue ao abandono e a depredação.
    Fica o meu incentivo para que esse site trabalhe para restaurar essa memória de muita importância para a cidade de Mirassol e região.
    Antonio Tadeu Minghin - tadeuatm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nome de meu pai: Valdemar Minghin. Nessa época eu contava com 5 anos.
    Antonio Tadeu Minghin

    Obs: só para complementar.

    ResponderExcluir