segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aquecimento global pode matar 100 milhões de pessoas em 20 anos

Um cenário pós apocalíptico pode ser o destino de milhões de seres humanos nos próximos anos

Em 20 anos, mais de 100 milhões de pessoas podem morrer pelo mundo, devido ao fracasso no combate às mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa. Um estudo que foi solicitado por 20 governos foi divulgado há alguns meses e o alerta foi dado.
A emissão de gases que provocam o efeito estufa traz consequências sobre o planeta; como o derretimento das calotas de gelo, secas, elevação dos mares, condições meteorológicas instáveis e desastres naturais são alguns exemplos.

O estudo aponta ainda que 5 milhões de pessoas morrem todo ano devido à poluição do ar, dos rios, do solo e doença, esse é o resultado das mudanças climáticas e das economias com o uso intenso de carvão. Esse número pode aumentar a cada ano caso se mantenha o padrão de consumo de combustível fóssil.

O documento foi encomendado em uma parceria de 20 países em desenvolvimento que estão ameaçados pela mudança climática. Junto ao estudo, foi apresentado também que os efeitos da mudança climática afetou a economia global, reduzindo-a em 1,2 trilhões de dólares por ano. As perdas podem dobrar até 2030 caso nada seja feito na situação atual.

Mais de 90% das mortes ocorrerão em países em desenvolvimento e as nações mais pobres são as mais vulneráveis, devido ao risco de seca, escassez de água, quebra de safra, doenças e pobreza.

O aumento de um grau Celsius de média global representa a perda de 10% em toda a produtividade na agricultura, ou seja, o mundo perde cerca de 4 bilhões de toneladas de grãos de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário