terça-feira, 13 de novembro de 2012

Leão completa 87 anos de história

Imagem: divulgação

O Leão da Araraquarense completou 87 anos na última sexta-feira. O ano era 1925, no dia 09 de novembro nascia o Mirassol Futebol Clube. Nos primeiros anos de fundação a equipe disputava jogos amistosos e torneios regionais, participando de uma competição da Federação Paulista de Futebol pela primeira vez no ano de 1951.
Após isso, Mirassol voltou ao amadorismo e somente sete anos depois, em 1960, o time voltou a disputar campeonatos profissionais, o Paulista da Terceira Divisão e no ano seguinte a segunda divisão, permanecendo quatro temporadas na disputa.

Confira a história completa:

A fusão do Mirassol FC
Em 1964 o Leão da Araraquarense se fundiu com o Grêmio Recreação Esporte Cultura (GREC), outro time de Mirassol que disputava campeonatos da Federação Paulista de Futebol. A junção aconteceu porque na época o município não comportava duas equipes.
Com isso, o clube mudou o nome para Mirassol Atlético Clube, deixando as cores verde e amarela de lado para adotar a azul e branca. Durante a época, a equipe disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, entre 1965 e 1968, nos três anos seguintes interrompeu a participação profissional nos torneios estaduais e, em 1972, estava de volta no Campeonato da Segunda Divisão. Em 1975 sagrou-se campeão da Série B da Segunda Divisão Estadual. Após essa conquista, o clube permaneceu inativo por falta de recursos.

O retorno do Mirassol FC
Após sete anos inativo, o time retornou em 1982, voltando a utilizar o nome original, Mirassol Futebol Clube, e novamente com o uniforme nas cores verde e amarela. A equipe disputou, até 1985, o Campeonato Paulista da Terceira Divisão, ano em que conquistou o vice-campeonato, obtendo o acesso para a Segunda Divisão.
Foi campeão da segunda divisão na repescagem em 1987 e partir de então, passou a disputar o Campeonato Paulista Série Especial. No ano 1993 o Mirassol caía novamente a Segunda Divisão.
Em 1997 o time foi campeão do Paulista Série A-3, conquistando pela primeira vez o acesso a série A-2. Faltava então, só mais um passo para a elite do futebol paulista. No mesmo ano do acesso a A-2, o Mirassol revelou o zagueiro Dininho, que  viria a fazer uma carreira de vitória em clubes como Palmeiras e São Caetano.
No primeiro ano na série A-2, o Leão lutou contra o rebaixamento e terminou o campeonato em 12º lugar entre os 16 participantes. Em 1999 e 2000 o Mirassol por pouco não conseguiu o acesso á série A-1, chegando as finais nos dois anos.
Em 2003 o clube é rebaixado e volta à terceira divisão, mesmo depois de ter gastado muito dinheiro. A troca de treinadores e de jogadores resultou na queda do rendimento da equipe. No ano seguinte o clube volta à série A-2 com o vice-campeonato da A-3.
Em 2005, novamente o Mirassol deixou escapar o acesso à primeira divisão, ficando em quinto lugar. Precisando de uma vitória na última rodada, o Leão apenas empatou com o Bandeirante de Birigui.
Em 2007, finalmente o clube chegou a elite do futebol paulista, terminou a série A-2 em terceiro lugar e pela primeira vez em sua história disputaria a primeira divisão do campeonato paulista.
Desde então o Leão permanece na primeira divisão do Paulistão, alcançando bons resultados em algumas temporadas. Em 2008 ficou em oitavo lugar e em 2009 em sétimo. Em 2010 a equipe escapou do rebaixamento apenas na última rodada. Em 2011 o Mirassol fez sua melhor campanha na série A-1, liderou a competição por algumas rodadas, terminou na sétima posição se classificando para as quartas de finais do campeonato, onde foi eliminado pelo Palmeiras no Pacaembu por 2x1. Em 2012 a equipe ficou em nono lugar e garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, onde não fez uma campanha tão brilhante.
Não da para resumir perfeitamente uma história tão antiga e vencedora como a do nosso Leão. Mas fica aqui um pequeno resgate feito pela nossa equipe como uma forma de homenagem.

Parabéns Leão! Continue sendo um dos maiores orgulhos de todos nós, cidadãos mirassolenses.

Fonte: Site Mirassol Futebol Clube


Nenhum comentário:

Postar um comentário