quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Revolução russa completa 95 anos

Imagem: divulgação


Em 07 de novembro de 1917, as forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomaram o poder na Rússia. Além disso, foram eliminados os latifúndios, declarado o monopólio estatal do Sistema financeiro e do sistema de crédito e das exportações. Estava formado o primeiro estado Socialista.

Karl Marx indicava que as desigualdades do sistema capitalista abririam portas para que as massas trabalhadoras tomassem o poder. No entanto, a convocação dos trabalhadores em torno dos ideais de Marx parecia ser uma possibilidade remota em face ao desenvolvimento dos Estados liberais enriquecidos pelo favor dado às classes burguesas.

A Primeira Guerra Mundial proporcionou uma possibilidade revolucionária que estremeceu essa ordem cingida pela burguesia capitalista. No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico onde as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática.

A partir da organização dessas pequenas unidades, a revolução foi possível e instituiu um novo poder na Rússia. Depois de consolidada, as teorias socialistas tiveram que se defrontar com os desafios mais imediatos de uma situação histórica nunca antes vivenciada.

Segundo alguns pensadores, o que se viabilizou no interior da Rússia foi um Estado cada vez mais distanciado dos princípios pautados por Marx e Engels. O Estado ganhou cada vez mais força, impedindo o florescimento de uma sociedade comunista. Mesmo não podendo constatar uma resposta conclusiva para tal perspectiva, não podemos deixar de vislumbrar como esse fato histórico inspirou outros movimentos de caráter socialista e comunista ao redor do planeta.

Mais fatos históricos do dia 07 de novembro:

1822 - O poeta Manuel José Quintana inaugura a Universidade de Madrid.
1825 - É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina.
1837 - Começa em Salvador a Sabinada, movimento revolucionário ocorrido no período regencial liderado por Sabino Álvares da Rocha Vieira.
1848 - Eclode em Olinda, Pernambuco, a Revolução Praieira, a última das insurreições realmente relevantes contra a unidade regencial.
1861 - O presidente equatoriano José María Velasco Ibarra é obrigado a renunciar.
1879 - Nasce Leon Trotsky, revolucionário russo.
1885 - Canadá termina seu trem transcontinental chamado deCanadian Pacific. 1917 - Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky.
1933 - Vai ao ar o programa de rádio La Edición Oral Deportiva, um dos mais exitosos da Argentina.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos aprovam crédito de US$ 1 milhão à União Soviética para a compra de armas.
1956 - A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a Inglaterra, a França e Israel retirem suas tropas do Egito.
1956 - Ocorre em Paris uma manifestação contra a invasão soviética na Hungria.
1962 - As Nações Unidas passam uma resolução condenando a política de apartheid da África do Sul.
1963 - São resgatados onze sobreviventes de acidente numa mina na cidade de Lengede, no Estado da Baixa Saxônia. Eles haviam resistido durante duas semanas e a operação de resgate ficou conhecida como "o milagre de Lengede".
1963 - Nasce John Barnes, jogador de futebol inglês nascido na Jamaica.
1972 - O presidente Richard Nixon é reeleito nos Estados Unidos. Seu governo encerra a guerra contra o Vietnã. Ele deixa o cargo em 1974 por causa do escândalo de Watergate.
1973 - Nasce Martín Palermo, jogador de futebol argentino.
1973 - A Petrobras anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em Campos, no Rio de Janeiro.
1973 - Os Estados Unidos e o Egito reatam relações diplomáticas, rompidas entre os dois países desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
1984 - O governo brasileiro institui os juizados de pequenas causas.
1986 - Costa Rica anuncia o estabelecimento de uma zona militar na fronteira com a Nicarágua.
1987 - O presidente da Tunísia Habib Bourguiba é deposto num golpe de Estado.
1991 - O jogador norte-americano Magic Johnson anuncia que é portador do vírus HIV e por isso abandona as quadras de basquete.
1998 - A nave espacial Discovery retorna a Cabo Canaveral nos Estados Unidos após uma missão de nove dias.

Fontes: Terra e  Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário