terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da "Consciência Negra" - Você sabe por que é comemorado no dia 20 de novembro?

Zumbi dos Palmares

Há nove anos era instaurada no Brasil a lei 10.639, que incluía o dia 20 de novembro no calendário escolar como o “Dia Nacional da Consciência Negra”, tornando-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura Afro-Brasileira. Mas você sabe por que a “Consciência Negra” é comemorada no dia 20 de novembro?
A história é antiga, a cerca de 350 anos atrás nascia Zumbi, que futuramente se tornaria líder do Quilombo de Palmares e um herói para os escravos da época. Francisco, como era chamado, fazia parte da resistência antiescravista, criado e educado por um padre, aos 12 anos de idade já tinha noção da língua portuguesa e latina. Em 1670, com quinze anos de idade zumbi fugiu para o Quilombo, onde tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares.
O Quilombo de Palmares foi batizado assim pelos portugueses, em razão ao número de palmeiras que existiam no local. Os Quilombos, que significa “povoação”, abrigavam os escravos que fugiam de fazendas, era uma resistência à escravidão e foi defendido durante anos por Zumbi, que lutava contra as expedições militares, que tinham por objetivo levar negros fugidos de volta à escravidão.
 O local era o maior em extensão e existiu por cerca de 100 anos, até ser invadido por uma tropa de 9.000 homens liderados por Domingos Jorge Velho e armados com canhões. De acordo com documentos, Zumbi foi localizado em 20 de novembro de 1695, vítima de uma traição de seu próprio companheiro, Antonio Soares. O seu corpo foi perfurado por balas e punhaladas e sua cabeça decepada e exposta em um poste.
Por isso, o dia 20 de novembro foi escolhido pelo “Movimento Negro” com forma de homenagem à Zumbi dos Palmares, assassinado há 316 anos. 

Confira outros fatos históricos que marcaram o dia 20 de novembro:
1520 - A expedição marítima de Fernando de Magalhães atravessa, no extremo sul do Chile, o estreito que levará o seu nome.
1695 - Zumbi, o líder negro do quilombo dos Palmares, é derrotado e morto pelas tropas do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.
1852 - Inaugurado o Congresso Constituinte argentino.
1889 - Argentina e Uruguai são os primeiros países a reconhecer a República do Brasil.
1900 - Nasce Chester Gould, criador da história Dick Tracy.
1910 - O escritor Leon Tolstoi, autor de Guerra e Paz, morre aos 82 anos de pneumonia. Ele havia decidido embarcar em um trem e viajar sem rumo.
1910 - Instaurado no México um movimeno de rebeldia dirigido por Francisco Madero contra o presidente Porfírio Díaz, no começo da revolução mexicana.
1911 - Na Inglaterra, um grupo de sufragistas promove nas ruas de Londres um quebra-quebra para protestar contra a proibição do voto feminino.
1917 - A República da Ucrânia é declarada independente, mas o país continua atrelado à União Soviética.
1917 - A batalha de Cambai, travada entre a Inglaterra e a Alemanha na França, é a primeira a envolver tanques de guerra.
1922 - Começa na Suíça a Conferência de Lausanne, para resolver diferenças entre as forças aliadas e a Turquia depois da Primeira Guerra Mundial.
1929 - Na França, o escritor surrealista André Breton apresenta a primeira exposição das telas do pintor espanhol Salvador Dalí.
1937 - O Brasil suspende os seus pagamentos da dívida externa.
1947 - A princesa Elizabeth, herdeira do trono britânico, casa-se com o príncipe Philip Mountbatten, em Londres.
1959 - As Nações Unidas aprovam a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
1962 - O presidente John Kennedy concorda em acabar com o bloqueio norte-americano em Cuba. Assim, a crise dos mísseis chega ao fim.
1969 - Mais de 250 mil pessoas manifestam-se em Washington, pela paz no Vietnã.
1971 - No Rio de Janeiro, o elevado sobre a avenida Paulo de Frontim, que estava em fase de acabamento, desaba matando 29 pessoas.
1975 - É aprovado pela Caixa Econômica Federal o Programa de Crédito Educativo, que visa a financiar o estudo de alunos carentes em nível superior.
1975 - Morre o general Francisco Franco, chefe do Estado espanhol.
1979 - Ocorre uma invasão na Grande Mesquita de Meca, com 300 xiitas armados. Eles permanecem nela até quatro de dezembro, quando são expulsos pelo exército saudita.
1991 - Mais de 80 pessoas morrem no descarrilamento de um trem em Tehuacán, na maior tragédia ferroviária do México.
1994 - É assinado um acordo de paz em Angola para acabar com a guerra civil do país, uma das piores do século XX.
1994 - O partido Força Itália, do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi é derrotado nas eleições em 242 municípios italianos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário