domingo, 13 de maio de 2012

Curiosidade - Poder dos Reis

Rainha Elizabeth II

É muito comum ler ou ouvir em matérias sobre a monarquia, principalmente Europeia, que os Reis não exercem mais nenhum poder sobre suas nações. Isso não pode ser levado tanto em consideração, afinal um Rei ainda possui muito poder, talvez até mais do que possamos imaginar.

Vamos falar nessa curiosidade, sobre a atual Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A Nação durante muito tempo foi marcada pela soberania da monarquia inglesa, e só no século 18 foi estabelecido o parlamento do Reino Unido, que tem funções unicamente legislativas e de execução de obras públicas.

A Rainha Elizabeth II é chefe de Estado do Reino Unido. Ela não tem poderes executivos, mas é atribuição dela declarar quando o país está em guerra, liderar as forças armadas, dissolver o parlamento, ratificar tratados internacionais, representar o País no exterior, além de ser considerada um símbolo do orgulho nacional.

Diante de tudo isso, seria inteligente afirmar que a Monarca é somente uma figura “folclórica” diante do poder político do parlamento? Eu acho que não, já que o papel desses Reis pode mudar do dia para a noite o destino de todo um País e de todo o emaranhado político que envolve o mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário