segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nivel do mar sobe 60% mais do que previsto

Será esse o futuro das cidades litorâneas pelo mundo?

Uma das características do aquecimento global é a elevação do nível dos mares. Uma projeção, realizada em 2007, previa que o nível do mar subiria 2 mm ao ano, porém, essa estimativa estava errada, e o aumento foi 60% maior do que o previsto.
O estudo foi feito por três especialistas em clima e foi publicado no periódico científico Environmental Research Letters. Em media, o nível dos mares subiu 3,2 mm ao ano e com essa nova estatística, fica reforçada a ideia de que o mar poderá subir um metro até o fim do século, e as conseqüências podem ser desastrosas.
Em regiões onde pessoas vivem no limite de um metro do nível do mar, como em Bangladesh, uma vasta quantidade de terras pode desaparecer e com isso, milhões de pessoas terão que se refugiar e mais conseqüências ruins podem surgir a partir disso, como problemas com moradias, alimentação e acesso a saneamento básico. Outras cidades como Nova York também podem sofrer.
A previsão inicial, de 59 cm até 2100, já está praticamente descartada, os estudos revelados em 2007 se mostraram imprecisos por levar em consideração apenas informações coletadas entre 1999 e 2003. Os dados agora são obtidos através de satélites equipados com radares de precisão.
A principal causa da elevação do nível do mar está relacionada ao aquecimento global e ao derretimento do gelo terrestre. Outro relatório de avaliação será publicado em três volumes em 2013 e dois volumes em 2014. A expectativa é de informações mais precisas.

3 comentários:

  1. Mais uma vez, períodos glaciais e interglaciais são naturais e a transgressão e regressão marinha, também são da mesma forma naturais e da nossa dinâmica terrestre! Não existe nenhum dado ou informação concisa dizendo que os gases que emitimos causam uma mudança drástica na temperatura global, diminuir sua emissão é necessária, conduto creditar o aquecimento global ao homem é totalmente carente de veracidade! Sei que isso não está no texto, contudo sempre que se fala de aquecimento global as pessoas creditam ao homem, o que não é uma realidade.

    http://lilianaeana.blogspot.com.br/2011/05/transgressoes-e-regressoes-marinhas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a participação,
      Todas as nossas fontes para publicação do quadro "Aquecimento Global", que é um dos temas mais discutidos na atualidade, são de artigos e publicações científicas internacionais.
      Apenas seguimos a linha da comunidade científica mundial, especializados no assunto, em relação ao debate sobre o tema.

      Mais uma vez, obrigado!

      Excluir