terça-feira, 21 de agosto de 2012

Há 23 anos o Brasil perdia o “Maluco Beleza”

Raul Seixas
Em 21 de agosto de 1989 o trem surgia de trás das montanhas para Raul Seixas. Músico e compositor brasileiro, Raulzito, como era chamado, foi um dos pioneiros do Rock nacional e deixou a estrada devido a uma pancreatite aguda causada pelo excesso de álcool.
Mesmo após duas décadas, milhares de novos fãs continuam a cantar suas músicas de várias gerações. Muitos, inclusive, nascidos após a morte de Raul, cantam e se encantam com suas composições.
A equipe do MC perguntou aos fãs mirassolenses sobre suas músicas favoritas do Rei do Rock nacional, confira:

Valdecir Gerotto
    “As músicas dele embalaram a minha juventude, várias são muito especiais. ‘Ouro de tolo’ é uma delas. Ao ouvi-la, lembro-me de bons tempos. Éramos uma Sociedade Alternativa, onde o nosso compromisso era sempre ser feliz e ter amigos. As pessoas se respeitavam e valiam pelo que eram e não pelo que tinham. Lembro-me bem de rachar gasolina com amigos para dar uma voltinha de fusca pelo centro de nossa cidade. Período este em que achávamos que podíamos mudar tudo, éramos invencíveis. Pena que hoje não temos mais artistas como ele, contestador, inteligente e rebelde com causa”, Valdecir Ap. Gerotto, 55 anos.  

     Adriano Amendola
Gosto bastante de Dr. Pacheco, foi uma das primeiras músicas onde ele mostrou quem era e o que sabia fazer de verdade, já não mais se escorando nas referências. Era ele mostrando seu próprio talento...Tem um trecho dessa música que eu gosto bastante: ‘Formado, reformado, engomado num sorriso fabricado pela escola da ilusão. Tem jeito de perfeito, no defeito, sem ter feito com proveito aproveita a ocasião’”, Adriano Amendola, 24 anos.

Julia Caputi
É muito difícil escolher uma só, tenho pelo menos umas cinco músicas do Raul com as quais eu me identifico muito. Mas se for para falar de uma só que eu acho incrível, não ligo de ser clichê: Metamorfose Ambulante é a história da minha vida! Durante muito tempo eu tive medo de assumir que sou o tipo de pessoa que está sempre mudando, acrescentando novos pensamentos e muita gente não entende isso. A mudança, por si só, causa muito medo nas pessoas. Hoje, finalmente, eu consigo aceitar essa característica minha e tenho orgulho dela. Muitos têm medo de morrer ou envelhecer, mas meu único medo é um dia chegar a ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”, Julia Caputi, 19 anos.
Juliana Comisso


Há alguns anos, existia um bar aqui na cidade chamado Planet Beer, onde algumas bandas se apresentavam. Na época eu e uma amiga, a Luciene, íamos sempre lá. Nós gostávamos muito quando algumas bandas tocavam “Tu és o M.D.C. da Minha Vida”, do Raul Seixas. Daí, chegou o dia em que minha amiga teve que se mudar de Mirassol e essa música tornou-se um marco da nossa amizade, uma prova de amor. Até hoje, quando a gente escuta essa música, lembramos uma da outra”, Juliana Comisso, 28 anos. 




Passeata relembra os 23 anos sem Raul, hoje, em SP        

Desde 1989, o Centro Velho de São Paulo recebe uma multidão de "raul-seixistas" entoando canções do ídolo. É a Passeata "Raul Seixas" que acontece nesta terça-feira (21/08), reunindo milhares de fãs do baiano. A concentração para a Passeata ocorre nas escadarias do Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, a partir das 14h. Os "malucos-beleza" seguem, na sequência, para a Praça da Sé.

divulgação
Passeata Raul Seixas em frente a Catedral da Sé

divulgação
Passeata Raul Seixas em frente a Catedral da Sé

2 comentários:

  1. Legal ver minha história aqui....
    Dentre tantas músicas da minha adolescência, “Tu és o M.D.C. da Minha Vida” conseguiu ser a mais importante, toda vez que a escuto consigo voltar no tempo e matar a saudades da minha melhor amiga, a Juliana Comisso.
    Cresci ouvindo Raul,e acho que vou ouvir a vida toda,
    quem nunca gritou um "Toca Raul" hein?

    ResponderExcluir