sábado, 25 de agosto de 2012

Candidatos à eleição passam por cima de Leis

Imagem: divulgação net

As campanhas eleitorais começaram com tudo em todo o Brasil. Em Mirassol o cenário não é diferente, Jingles, Santinhos e Cavaletes com propagandas eleitorais estão espalhados por toda a cidade, vale tudo, porém, os candidatos não estão se atentando às leis de propaganda do Código eleitoral.
A começar por carros de som com propagandas eleitorais que circulam em locais proibidos, a lei diz que em locais onde se encontram Sedes do Poder Executivo e Legislativo, Hospitais, Escolas, Bibliotecas Públicas, Igrejas e Teatros é proibida a campanha eleitoral enquanto esses lugares estiverem em funcionamento, podendo circular somente em uma distancia superior a 200 metros. (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3°, I ao III, Cód. Eleitoral, arts. 222 e 237 e Lei comp. Nº 64/90, art. 22).
Porém não é o que vemos em Mirassol, na área central, por exemplo, podemos encontrar escolas, Sedes Públicas, Bibliotecas, Igrejas entre outros, e mesmo assim as propagandas eleitorais sonoras movimentam o dia todo livremente.
A lei também ressalta que propagandas vinculadas em cavaletes, não são proibidas, desde que sejam móveis, podendo permanecer no local entre às 06 horas e 22 horas, e não atrapalhem o transito de veículos e pedestres, porém, o que vemos são propagandas que passam a madrugada expostas nas ruas de Mirassol. (Lei n° 9.504/97, art 37, § 7°).
Trios elétricos em movimento ou assemelhados também são vedados durante as campanhas eleitorais, logo, nenhum veículo pode ser utilizado para tal fim ainda que não seja um caminhão de som, porém, candidatos à eleição já desfilaram em trios elétricos em movimento por toda a cidade. (Lei 9504/98, art. 39, § 10°). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário