segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dois fortes candidatos a Prefeitura de Mirassol respondem à ações na Justiça

De acordo com matéria veiculada no Diário da Região no último domingo, candidatos a Prefeito na região respondem no total quarenta e quatro ações judiciárias...


Acima candidato a Prefeito Chim Palchetti, embaixo o atual Prefeito Ricci Jr. 
Chim Palchetti (PSD) e José Ricci Júnior (PDT), dois fortes candidatos a Prefeitura de Mirassol, são alvos de ações na Justiça. Segundo pesquisa realizada pelo Diário da Região, Chim aparece em primeiro lugar entre os candidatos na lista de processos, existem treze ações contra ele, já Ricci Júnior aparece na lista com duas ações contra ele.

Palchetti é acusado de abuso de poder econômico durante as eleições de 2004, por isso a impugnação de sua candidatura foi dada pela Justiça de Mirassol, mas o candidato recorreu junto ao Tribunal Eleitoral, que ainda não se pronunciou. A ação foi proposta pelo Ministério Público, que pediu a impugnação de sua candidatura com base na Lei Ficha Limpa e a promotoria acrescentou que “o impugnado ostenta inúmeras ações civis públicas por improbidade, o que demonstra falta de zelo com a coisa pública”.

Chim também responde por mais cinco ações de improbidade movidas pela Prefeitura de Mirassol, ele é acusado de conceder desconto irregular no IPTU, contratar empreiteira irregularmente, alugar imóvel para o Pronto-Socorro com o preço acima do mercado, repassar dinheiro à entidade sem exigir prestação de contas e desviar recursos do Fundo da Educação Fundamental (Fundef). A última já foi julgada e Chim foi inocentado em primeira instância.

O ex-prefeito atribui os processos de improbidade à “perseguição política” de seus adversários. Argumenta que a Lei da Ficha Limpa, vigente desde 2010, não pode retroagir para puni-lo, e ressalta não ter “nenhuma condenação por corrupção”. 

O candidato já foi condenado em outras cinco ações de execução de dívidas, que somam um total de R$ 108 mil aproximadamente, entre elas está o calote na compra de fogos de artifício para a festa São Pedro.

Já o atual prefeito de Mirassol, José Ricci Junior, responde por duas ações na Justiça. Na primeira ação Ricci foi réu de uma ação movida Pelo Ministério público, por suposta improbidade administrativa ao contratar empresa para prestação de serviços de saúde sem licitação, porém, o candidato já foi julgado pelo Juiz Flávio Artacho da segunda Vara, que o inocentou.

A segunda foi movida pelo Rogilmar Luiz Guimaraes, que acusou o Prefeito de ter ofendido ele durante entrevista à Rádio Difusora de Mirassol, Ricci foi condenado a indenizar Rogilmar por danos morais no valor de R$ 2 mil.

Ricci Junior se defende das acusações, sobre a primeira acusação ele diz “sempre tive prinipios de decência e honestidade e vou leva-los à frente”. Na segunda acusação o candidato fala que foi mal interpretado em sua fala.
Candidatos a Prefeitura de Rio Preto como, Valdomiro Lopes (PSB) e Marcelo Henrique (Psol) também têm o nome na lista de processos.
  
Outros candidatos

Além do Chim e do Ricci, Mirassol conta com mais três candidatos na disputa pelo cargo do Executivo. Andre Vieira(PTB), Edson Ermenegildo (PSDB) e Marco Rogério Fanelli (PTN).

André é o atual vice-prefeito de Mirassol, mas não exerceu a função durante seu mandato. Edson Ermenegildo é Presidente do Mirassol Futebol Clube, afastado temporariamente do cargo para concorrer às eleições. Edson estava com o pedido de candidatura pendente na Justiça Eleitoral, mas já foi liberado para disputar como candidato a Prefeito. Marco Fanelli está sendo investigado por suposto plano para matar o ex-promotor de Mirassol José Heitor dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário