quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lei das sacolinhas chega em Mirassol

A Lei obriga que os supermercados forneçam sacolas biodegradáveis aos clientes sem cobrar 


Depois de toda a repercussão que ganhou, o Prefeito José Ricci Júnior (PDT) aprovou o Projeto de Lei que obriga os supermercados a fornecerem sacolas biodegradáveis de graça aos clientes. O Projeto foi enviado pela Câmara Municipal na última semana e a previsão de multa é de até R$ 20 mil para os supermercados que descumprirem a lei.


A história começou quando a APAS (Associação paulista de supermercados) criou um projeto onde as sacolas convencionais sairiam de circulação, em contrapartida as biodegradáveis e recicláveis entrariam em cena, porém o cliente teria que pagar para levar pra casa.
A equipe do Mirassol Conectada procurou o Assessor de Meio Ambiente da Prefeitura, Omar Scrivanti. Ele falou sobre as sacolas biodegradáveis e retornáveis.
“A sacola biodegradável demora um ano pra se decompor, quando elas vão para o aterro o problema é resolvido, mas nem sempre isso acontece. Quando as sacolas são jogadas na cidade elas continuam entupindo bueiros e bocas de lobo. Não adianta tirar as sacolas de circulação se não houver um trabalho de base sobre a educação ambiental”, falou Omar.
O Assessor acrescentou ainda que o cliente deve tomar cuidado com a higienização das sacolas retornáveis.
"O uso contínuo da sacola pode fazer com que acumulem bactérias dos produtos, por isso tem que ter cautela na higienização. Às vezes o indivíduo pensa que está ajudando o meio ambiente, mas na verdade está colocando em risco a saúde da família", finaliza Omar Scrivanti.
 

2 comentários:

  1. Bom dia, eu apoio a campanha da APAS - pois o uso das sacolinhas estava exagerada.
    Agora com o custo do consumidor -tenho certeza que vai "cuidar" das sacolas e embagens de compras melhor.
    O pessoa que fala que o custo das sacolas esta embutido nos preços, não tem conhecimento de causa, pois compramos onde é mais barato.
    E para ter o menor preço o supermercado precisa fazer uma pesquisa de preços junto a concorrencia, e é claro que cada supermercadista que ver o seu cliente ali fiel - e para isso tem que ter o menor preço e serviços.
    Sou contra esse Projeto de Lei - Pois das cidades da nossa região a unica cidade que aprovou esse Projeto de Lei foi S.J.RIO PRETO, que ja foi vetada e os supermercados de RIO PRETO não estão mais distribuido as sacolinhas. O Sr. Valdomiro Lopes queria ganhar eleitores. é assim que vejo, essa é minha opinial.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra a APAS pois o que eles tem feito é de uma ipoclesia tamanha,alegando que tirando as sacolinhas iria melhorar o meio ambiente: 1) porque a Apas não luta para tirarem todas as embalagens pláticas dos supermercados,é mais fácil dificultar a vida do povo para carregar a sua compra misturando produtos de limpeza com alimentos,e correndo o risco de chegar em casa com produtos quebrados;2) A intenção não é essa que tentam passar,o que eles querem é diminuir custos não fornecendo sacolinhas,o que eles querem é fazer os consumidores ir aos supermercados mais vezes assim comprando mais, já que todos são "OBRIGADOS" a irem ao supermercados,o que eles não pensaram foi nos idosos, e senhoras, que não coseguem carregar sacolas pesadas.Eles querem passar por ecologistas bonsinhos,mas na verdade são lobos mercenários!!

      Excluir