terça-feira, 16 de abril de 2013

Votação surpresa aprova o aumento de vereadores em Mirassol

Sobe para quinze o número de cadeiras no legislativo a partir de 2017
Vereador Daniel Sotto, autor da proposta de emenda 
Foi aprovado durante a sessão de ontem (15), o Projeto de emenda que aumenta de dez para quinze o número de vereadores em Mirassol. A proposta, de autoria do vereador Daniel Sotto (PMDB), não estava em pauta, mas foi acatada durante a sessão de ontem por sete votos contra três, surpreendendo a população. Votaram a favor: Donegá Neto (PRB), Dora de Oliveira (PT), Erlem Maciel (PTB), Jorge Pereira (PSB), Luiz Nogueira (DEM), Marcelo Ovidio (DEM) e o responsável pelo projeto, Daniel Sotto.

A medida vem repercutindo nas redes sociais desde o dia 18 de março, mesma data em que os vereadores votaram, na surdina, o mesmo projeto pela primeira vez, que para ser vigorado precisava passar por uma segunda votação. A partir disso, a população começou a mobilizar-se contrária ao aumento. Abaixo assinado e pedidos diretos aos vereadores foram feitos por vários munícipes.

Após pressão popular, foi anunciado nas redes sociais e nos veículos de comunicação da região que a proposta seria retirada pelo autor da mesma, porém durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores concordaram em discutir o projeto e aplicaram uma votação inesperada, onde a emenda foi aprovada pela maioria da Casa. Nas eleições de 2016, Mirassol contará com cinco vagas a mais no legislativo, ou seja, 50% a mais de cadeiras do que a atual Câmara, que conta com dez. Mais custo para a população, que é quem paga a conta. 

Dora de Oliveira (PT) afirmou que vai recorrer da decisão. A vereadora votou a favor da proposta, mas diz que é contra o aumento de vereadores e assegurou ter se confundido na hora de votar. 

O que diz a população

“Um projeto no mínimo desnecessário. Mirassol não precisa de 15 vereadores, não tem porte para isso, o projeto já até havia sido retirado pelo autor, agora aumentar o numero de cadeiras significa mais gastos pra Prefeitura que poderia estar aplicando esse dinheiro em outros projetos realmente necessários para a cidade. Acho que é mais um "jeitinho" de colocar os que ficaram na "fila de espera" da eleição pra aproveitar e dar uma mamadinha também e quem sempre vai pagar o pato somos nós”
Thiago Navarrete

“Foi a maior traição que já fizeram com a população em toda a nossa história. Pra que 15 vereadores, se dos 10, apenas dois ou três podem ser vistos pelas ruas buscando melhorias ou procurando entender problemas da população? Me sinto envergonhado por esse ato. Espero que na próxima eleição a população não se deixe levar por brindes, remédios, cestas e carros de som, que todos tenham a consciência e não votem nesses que traíram a vontade da maioria da população de Mirassol”.
Anderson Bilaque

“Durante a sessão foi colocado primeiro o pedido de retirada do projeto e a maioria votou a favor da permanência do projeto. Não existe ai uma incoerência? Pois se a maioria votou pela permanecia, isso significa que a maioria era a favor do aumento de cadeiras, porque do contrario a retirada do projeto teria sido aprovada e não teria acontecido essa situação dúbia”.
Sônia Borges

O Mirassol Conectada entrevistou várias pessoas, porém nenhuma delas foi a favor do projeto. 

Um comentário:

  1. mirassol sempre essa coisa de votaçao pra lah e pra ca e nunka resove nada...

    ResponderExcluir