sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do índio é marcado por semana de protestos contra o governo


Cerca de 400 índios gritavam “Dilma assassina” durante invasão ao Palácio do Planalto na tarde de ontem
Imagem: André Borges (Folha de São Paulo)
Índio. A primeira colônia do Brasil, os caras pintadas de olhos puxados, pele mulata e defensor da mata. Assim eram pra serem lembrados os índios na data de hoje, dia 19, o “Dia do Índio”, porém, a semana foi marcada por protestos indígenas contra o PEC 215, que transfere o poder de homologar terras indígenas do Executivo para o Congresso Nacional, eles também protestam pela revisão e demarcação de terras.

Cerca de 400 índios cruzaram a rua em frente ao Palácio do Planalto e o espelho d’água na tarde de ontem e se instalaram na entrada principal do prédio, dando as mãos e cercando o planalto aos gritos de “Dilma assassina”, afirmando que o governo promove um verdadeiro “genocídio” indígena ao construir barragens e usinas hidrelétricas. Os indígenas tinham em mãos armas como lanças de madeira e arco e flecha.

O manifesto foi interrompido a noite sem negociações com o governo, que ofereceu ao grupo uma reunião com os ministros da Justiça, Eduardo Cardozo e Secretário Geral da Presidência, Gilberto Carvalho sem sucesso.  

De acordo com o índio Neguinho Trucá, o grupo já se reuniu com doze ministros que prometeram, mas nunca marcaram o encontro com Dilma. "Não vamos invadir o palácio, mas só saímos daqui depois que nos passarem data e hora do encontro com a presidente. Ela já está no terceiro ano de mandato e nunca nos recebeu", afirmou.

Os índios conseguiram ocupar o local, pois havia poucos seguranças na casa, já que a Presidente Dilma Rousseff está viajando. Alguns seguranças tiveram os rostos pintados com urucum ao tentarem negociar com os manifestantes.

Solenidade

Índios serão recebidos nesta manha pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) em um ato comemorativo pelo dia Nacional do Índio, onde será instituído o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário